terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Câncer de mama e dieta

Câncer de Mama e Dieta

Fatos e mitos

Freqüentemente notícias sobre influência da nutrição sobre determinado tipo de câncer, leva a situações de ansiedade e depressão, porque a controvérsia estabelecida em um dia, pode ser negada tempos depois, deixando as mulheres, principalmente em relação ao câncer da mama, inseguras.

Alguns esclarecimentos serão dados a seguir, baseados em observações clínicas já definidas.


Gordura e excesso de calorias

A ligação entre câncer de mama e dieta gordurosa foi estabelecida quando se verificou que, mulheres americanas, cuja dieta é altamente calórica, contém aproximadamente 37 % das calorias totais vindas de gordura, apresentam 4 até 7 vezes mais probabilidade de morrer de câncer de mama, quando comparadas com mulheres oriundas do Japão e China, que ingerem menos calorias, com 10 a 15 % das mesmas vindas da gordura.

Dieta com alto conteúdo calórico aumenta a gordura do organismo a qual,leva a uma elevação dos níveis de certos hormônios, particularmente, o de estrogênio. Níveis de estrogênio altos promovem câncer de mama desde que este é um câncer "estrógeno-dependente".

A época do ganho de peso é importante, mulheres que tiveram aumento ponderal no climatério e inicio da menopausa, e continuaram a ganhar peso após, têm um risco aumentado para desenvolver câncer de mama, comparado com as que aumentam de peso na idade reprodutiva.

Dietas ricas em legumes e verduras, por conterem menor quantidade de gordura, têm menor chance de desenvolver o câncer da mama.


Fibra e Antioxidantes

Aumentando a quantia de carboidrato complexos (grãos inteiros, frutas, e legumes) em sua dieta, há um aumento na ingestão de fibra, vitaminas, minerais, e nutrientes conhecidos como antioxidantes. Acredita-se que estes ajudam na prevenção de câncer. O efeito preventivo dos anti-oxidantes vem da capacidade dos mesmos minimizar os danos causados pelas células que causam o câncer, conhecidas como " radicais livres ".

Exemplos de vitaminas antioxidante que podem ter um papel protetor prevenindo câncer de mama incluem: Vitamina E, achada em todos os óleos, ovos, e nozes; Vitamina A e Beta Caroteno, achados em vegetais verdes, legumes particularmente cenouras; Licopeno, achado em tomates e melancia; Luteina e Zeaxantina, achadas em repolhos, espinafre, pimentas e alface e Cálcio, achado em produtos de leite e vegetais de folhas verdes.

Alecrim, um tempero familiar, parece interferir na conversão de células normais em células cancerosas. Os compostos ativos neste tempero exibem propriedades de antioxidante.

Fibras também podem ter ação protetora. Recentes estudos advertem que a ingestão de meia xícara de cereais ricos em fibras pela manhã abaixa os níveis de estrogênio no sangue.


Fitoestrógenos

Há muita informação contraditória relativa à associação entre fitoestrógenos e câncer de mama. Fitoestrógeno é um estrogênio derivado de plantas e pode ser achado na soja. Acredita-se que atua como anti-estrogênio, competindo com o estrogênio natural do corpo, reduzindo o risco de câncer de mama.

Particularmente o fitoestrógeno contido na soja é a isoflavona. Isoflavonas são substâncias levemente semelhantes ao estrogênio do corpo, assim, ligam-se na mama nos mesmos locais que o estrogênio. Desta forma, bloqueiam o próprio estrogênio do corpo e interferem no efeito causador de câncer que o estrogênio tem. As isoflavonas da soja parecem agir, de certo modo, semelhante ao Tamoxifen, droga utilizada no tratamento e prevenção do câncer de mama, conhecida como anti-estrógena.

Alguns investigadores advertem que, mulheres portadoras de câncer de mama, devem consumir fitoestrógenos, conseqüentemente produtos de soja, com parcimônia, desde que o risco nelas ainda não está bem estabelecido.


Álcool

Álcool eleva o risco de câncer de mama porque eleva níveis de estrogênio. Assim, diminuindo o consumo do mesmo há uma evidente prevenção do câncer de mama.

Generalidades

Dois estudos atuais chamam atenção sobre dieta e câncer de mama. Um deles relacionado com o " Chá Verde ", induz a hipótese que o consumo do mesmo diminui a incidência de câncer em estádios I e II da doença e, outro correlaciona a exposição a Vitamina D da luz do sol, mais do que a vinda pela dieta, como preventiva de câncer.

Recomendações Relacionadas à Atividade Física e Dieta
Permaneça fisicamente ativa ao longo de toda sua vida;
Tenha uma dieta rica em frutas e legumes;
Ingira comidas menos gordurosas;
Limite bebidas alcoólicas;
Aumente consumo de grãos;
Combata a obesidade ingerindo menos gorduras;
Mulheres obesas, com fatores de risco outros, devem tentar diminuir o peso ou mesmo não aumentá-lo.

Nenhum comentário: